WORKSHOP DE DESENHO DE QUALIFICAÇÕES DE CURSOS DE ENGENHARIA

O ISPS acolhe nas suas instalações principais, Campus Principal de Catondo, de 21 a 23 do mês em curso o Workshop De Desenho De Qualificações De Cursos De Engenharia coorganizado pelo ISPS e CNAQ.

O evento para além de contar com a presença da Presidente do CNAQ e do Director Geral do ISPS, conta também com participação de instituições de ensino superior do Rovuma ao Maputo, com destaque para UniLúrio, UNISCED, UP-Maputo, ISPG, ISPM, ISPT, Apolitécnica-ISUT, UniRovuma, UEM e representantes de uma empresa empregadora (HCB) e da Ordem dos Engenheiros.

Durante a sua intervenção, a Prof. Doutora Maria Luísa Lopes Chicote Agibo, presidente do CNAQ, ressaltou que realização do evento no ISPS é resultado do desempenho e compromisso da instituição no esforço de continuamente promover a qualidade do ensino superior, o que lhe valeu a sua eleição, entre os Institutos Politécnicos, em particular na Região Centro para alojar o Centro de Referência em Qualidade e Qualificações do Ensino Superior com foco nas IES de carácter Politécnico, após um concurso público.

Ainda disse que a expectativa que tem é que ao longo das discussões possam aflorar questões teóricas mas sobretudo questões práticas como o que realmente em Moçambique se quer para os jovens em termos de perfis e competências profissionais tendo em conta a volatividade do mercado de trabalho, as incertezas emanentes da quarta revolução tecnológica.

Por sua vez, o Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira, Director Geral do ISPS disse quando o ISPS concorreu para acolher o CeRQES estava ciente dos desafios e responsabilidades que recairiam sobre toda comunidade académica do ISPS. É por isso que se sente entusiasmado por ter sido seleccionado e que de acordo com os Termos de Referência definidos assume os desafios e promete corresponder e quiçá, superar as expectativas que existem sobre o Politécnico de Songo. Terminou a sua intervenção desejando a todos uma jornada de trabalho durantes os 3 dias do seminário muito produtivo e que os resultados se traduzam na melhoria da qualidade dos cursos de engenharia ministrados.

Segue abaixo a reportagem fotográfica.