Visita de trabalho do Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) – Tete ao Politécnico de Songo

No dia 24 de Março de 2023, o Exmo. Senhor Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) da Província de Tete, Dr. Lourenço Boene, efectuou uma visita de trabalho ao Instituto Superior Politécnico de Songo(ISPS). Na sua deslocação, o dirigente estava acompanhado por mais 3 (três) quadros do SPAS. A comitiva foi recebida pela Direcção Geral constituída pelo Exmo. Senhor Director Geral do Politécnico de Songo, Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira, pelos Directores das Unidades Orgânicas, dos Serviços Centrais e Chefes de Departamentos. Estava presente também o fiscal das obras do Campus.

A visita decorreu no Campus de Catondo (ainda em construção). Após a apresentação de ambas partes, o Director Geral do ISPS falou aos presentes do propósito daquela importante visita do Director do SPAS ao ISPS, dos quais se destacam a necessidade do SPAS acompanhar por perto o decurso das obras do Campus de Catondo do ISPS tendo em vista a conclusão e consequente mudança das instalações provisórias para as principais.

Quanto à execução das obras, coube ao Arquitecto Gerson Chaibande dar o ponto de situacção, ao que disse que as mesmas tinham sido executadas na ordem de 70% e que com a disponibilização do valor em falta permitir-se-ia que se finalizasse e se usasse os Edifícios de Salas de Aulas e do Lar de Estudantes.

Por sua vez, o Director do SPAS disse que é expectante que o Presidente da República inaugure, no presente ano, o Campus de Catondo. Aliás, é por essa razão que foi acompanhar de perto o curso das obras. Tendo em conta que a inauguração estava prevista para Junho, e dado o nível de execução é preciso que se pense no plano B, relativamente às datas para a cerimónia. Ainda, disse que a inauguração do Campus seria plausível com a entrada em funcionamento do Auditório e das Oficinas. Outrossim, teve a ver com a chamada de atenção da necessidade de se melhorar a via de acesso ao Campus. E por fim, mostrou-se satisfeito com o trabalho que a Direcção Geral do ISPS, liderada pelo Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira está a realizar.

No fim do encontro de cortesia e da contextualização da visita, seguiu-se a visita às instalações, tendo se visitado o Edifício de Bloco de Salas de Aulas, os PT’s, o Edifício de Lar de Estudantes, Tanque de Abastecimento de água, Fossa Séptica e ETAR.

A seguir segue a reportagem fotográfica.