Semena Científica do ISPS 16 – 21 de Julho de 2023

O Instituto Superior Politécnico de Songo (ISPS) organiza anualmente um conjunto de eventos científicos, com destaque para as Jornadas Científicas, Mesas Redondas e Palestras, dirigidos a Comunidade Académica e em especial para os estudantes. No presente ano de 2023, o ISPS planificou nas suas actividades, pela primeira vez uma semana científica, que decorreu de 17 a 21 de Julho com objectivo de dar mais espaço aos docentes do ISPS e deste modo contribuir na melhoria das actividades inirentes a investigação e extensão

A semana em alusão teve várias actividades com maior realce para a capacitação em sistemas de comunicação geográfica (Q-GIS), lançamento do projecto de demonstração de técnicas armazenamento de águas baseadas em ecossistemas e capacitação em rapid and tesking manager (mapeamento colaborativo).

Ainda, organizou dentro da mesma semana, nos dias 18 a 19 de Julho de 2023, o I.o Seminário de Elaboração de projectos de investigação, inovação e transferência de tecnologias, com o objectivo de fortalecer a Investigação e extensão assim como as habilidades da comunidade académica deste Politécnico e pessoal técnico de empresas parceiras. Participaram do evento 35 pessoas entre Docentes, Estudantes, Conselho Técnico Administrativo e distintos convidados, com destaque para Técnicos da Hidroélectrica da Cahora Bassa, Ara-Centro e Instituto Oceanográfo de Moçambique. A abertura do evento foi dirigida pelo Director da Divisão, MSc. Nabote Magaia, em substituição do Senhor Director Geral tendo dito, na sua intervenção, que a espectativa que se tinha do evento era que os participantes tirassem o maior proveito do momento. Disse, ainda, que era espectante que eventos similares ocorram constantemente e que os docentes se envolvam em actividades de pesquisa e extensão.

Intervieram como oradores do seminário, o Doutor Félix Banze, Dr. Johane Chinhacata ambos do ISPS, a Prof.a Madelana Bive da Unipúnguè extensão de Tete, e o MSc. Félix Muzime da Unipúnguè sede.