Lançamento do Projecto de Soluções de Iluminação Sustentável em Moçambique

O ISPS, como instituição de ensino técnico superior está a criar um Centro de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis (CePIER) com vista a contribuir com soluções técnicas sustentáveis, e prossecução dos três pilares do ensino superior (Ensino, Pesquisa e Extensão).
O ISPS em coordenação com três Instituições de Ensino nomeadamente: Universidade Rovuma, Aalto University (Aalto) da Finlândia e a Hellenic Open University (HOU) da Grécia, criaram um consórcio que concorreu a uma chamada do programa Erasmus Plus com o
objectivo de contribuir na redução do défice de profissionais na área de iluminação sustentável no mercado de trabalho (empregos verdes).
Foi neste contexto que decorreu, nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2023, o lançamento do Projecto de Soluções de Iluminação Sustentável em Moçambique, no Hotel Inter Tete, tendo contado com a presença do Director Geral do ISPS, Director da Divisão de Engenharia, Directores dos cursos ministrados no ISPS, estudantes e membros do consórcio provenientes da UniRovuma e duas instituições de ensino estrangeiras a Hellenic Open University, Grécia e Aalto University, Finlândia e parceiros que operam no sector de energia e eas afins.
O Director Geral do ISPS, Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira, disse no discurso do lançamento do projecto, que dentre várias actividades serão desenvolvidos cursos de curta duração, exploração e disseminação das boas práticas na comunidade empresarial e
comunidades locais. E que a espectativa que tem é a melhoria da acessibilidade de iluminação energeticamente eficiente, inteligente e sustentável em Moçambique; Promoção do consumo sustentável de energia e minimizar os impactos ambientais relacionados com o aumento do uso de energia; o aumento da relevância do ensino superior para o mercado de trabalho e a sociedade para alcançar o desenvolvimento sustentável.
O projecto de Capacitação em Soluções de Iluminação Sustentável em Moçambique terá uma duração de 3 anos consecutivos (12 de 2023 a 11 de 2026).
Constituem objectivos do projecto dentre vários, os seguintes: Melhorar a acessibilidade de iluminação energeticamente eficiente, inteligente e sustentável em Moçambique; Promover o consumo sustentável de energia e minimizar os impactos ambientais relacionados com o aumento do uso de energia; Aumentar a relevância do ensino superior para o mercado de trabalho e a sociedade para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Confira, abaixo, as fotos do Momento de Lançamento do Projecto.