ISPS e HCB Organizam o Primeiro Workshop Internacional sobre Infraestruturas Hidráulicas 2023

Decorreu nos dias 16, 17 e 18 de Agosto de 2023, na Vila de Songo, o primeiro Workshop Internacional sobre Infraestruras Hidráulicas. O evento co-organizado pelo Instituto Superior Politécnico de Songo em parceria com a empresa HCB teve a particularidade de contar a participação de técnicos internacionais de três países, Brasil, Portugal e Holanda representada pela empresa Blue Deal.

Foram apresentados no Workshop 20 apresentações subdivididos em quatro paineis sendo que o primeiro abordou a temática de Adaptação das Infraestruturas Hidráulicas às Mudanças Climática, o segundo Desafios na adopção de Barragens de aterro, como solução no armazenamento de água em Moçambique, o terceiro Transporte de Sedimentos em cursos de água e o quarto Áreas Transversais aos Temas do Workshop.

O evento contou com a apresentação de 20 comunicações. As apresentações foram feitas pelo Eng.o Adérito Amaruge, Director do Instituto Nacional de Meteorologia (1), Eng.o Dinis Juízo, Director da Faculdade de Engenharia da UEM (1), Eng.o Elías Baptista, Vice-Presidente da Comissão Moçambicana de Barragens (CMB) e o Eng.o Daúde Carimo membro da CMB (1), técnicos da HCB (4), ARA-SUL (4), ARA-CENTRO (2) e ARA-NORTE (1), Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM) (1) e docentes do ISPS (2). A nível internacional o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal teve três (3) apresentações e a Universidade Federal de Paraná do Brasil teve (1) apresentação.

A abertura do Workshop contou com a presença do Governo da Província de Tete, tendo sido feita a abertura pelo Excelentíssimo Senhor Director dos Serviços Provinciais de Economia e Finanças em Representação da Sua Excelência Secretária do Estado da Província de Tete. Durante a sua intervenção o Excelentíssimo Senhor Director frisou que com a realização do Workshop poder-se-á responder ao nono Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no que diz respeito a Indústria, Inovação e Infraestruturas. Referenciou, ainda, que o Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024 centrava a sua acção governativa na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das famílias moçambicanas, na redução das desigualdades sociais e da pobreza, na criação de um ambiente de paz, harmonia e tranquilidade, com um forte estímulo na criação do emprego e que o Programa do Governo apresenta como uma das suas maiores atenções as mudanças climáticas dada sua localização e aliado aos últimos eventos naturais, o que mostra uma necessidade de se apostar em infraestruturas resilientes.

Por sua vez, o Director Geral do ISPS, durante a sua intervenção disse o workshop tem por objectivo a promoção de técnicas de qualidade, segurança, gestão e operação de Infraestruturas Hidráulicas. Ainda, acrescentou que o workshop contribuirá para a obtenção de subsídios úteis relativos a busca de respostas aos problemas actuais das mudanças climáticas. Por seu turno, a senhora Administradora da HCB, um dos parceiros estratégicos do ISPS, durante a sua intervenção, em representação do PCA, disse que o momento serviria para que os diferentes actores da área da hidráulica reflectissem na busca de soluções face as mudanças climáticas. E para parabenizou as duas instituições pelo evento que contou com diversas personalidades ligadas aos temas em discussão.

2021 ISPS – Instituto Superior Politécnico de Songo. Todos direitos reservados.

Iª Reunião Ordinária do Conselho de Representantes do ISPS 2023
pt_PTPortuguese