Assinatura de Memorando de Entendimento entre o ISPS e o CNAQ para a instalação do Centro de Referência em Qualidade e Qualificações do Ensino Superior Politécnico

O Instituto Superior Politécnico de Songo (ISPS) e o Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) assinaram, no dia 14 de Setembro de 2023, no Centro de Referência em Qualidade e Qualificações do Ensino Superior da Região Sul (Campus da UEM), um Memorando de Entendimento para a Instalação do Centro de Referência em Qualidade e Qualificações do Ensino Superior do Politécnico (CeRQES Politécnico).

A Prof. Doutora Maria Luísa Chicote Agibo, presidente do CNAQ, durante a sua intervenção destacou a importância da parceria entre as duas instituições e sublinhou que o CeRQES Politécnico desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento do ensino superior em Moçambique. Nos primeiros três anos de operação, o centro concentrará suas atenções nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), visando ao desenvolvimento, registo e avaliação de qualificações nessas áreas, alinhando assim o ensino superior com as necessidades da indústria e da sociedade.

Por seu turno, o Prof. Doutor António Pinto Cristo Madeira, Director Geral do ISPS, destacou que a parceria entre o ISPS e o CNAQ reflete o seu objectivo comum de construir um ensino superior relevante e sustentável em Moçambique. Outrossim, é que o CeRQES Politécnico terá um impacto profundo em todo país, representando o compromisso de Moçambique em proporcionar uma educação de qualidade que atenda às necessidades presentes e futuras.

Com a assinatura do Memorando tem-se por objectivo formar ou capacitar avaliadores externos; formar formadores que possam actuar em rede através dos Centros de Referência para a capacitação e promoção de benchmarking em matérias do SINAQES e do QUANQES; formar ou capacitar os gestores dos mecanismos e processos internos de Auto – Avaliação, com vista a melhoria da qualidade dos serviços de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela IES; formar ou capacitar as lideranças máximas das IES em matérias de governação e gestão orientada para a qualidade e desenvolver módulos de formação em matérias de gestão de mecanismos de qualidade e qualificações do ES.

O Memorando foi assinado sob compromisso partilhado por ambas instituições de promover a cultura de qualidade no Ensino Superior, fortalecendo os mecanismos de garantia de qualidade e melhorando a gestão das qualificações. É de referir que este é o quarto centro a ser instalado no ISPS, sendo que o primeiro foi instalado na UEM – Maputo, o segundo na UniLicungo – Beira e o terceiro na UniRovuma – Nampula.