Abertura Oficial do Ano Académico 2023 do ISPS

A Comunidade Académica do ISPS, Docentes, Estudantes, CTA, alguns membros do Conselho de Representantes do ISPS, alguns Parceiros Estratégicos do ISPS, com destaque para a HCB e demais convidados, como é o caso da Chefe do Posto Administrativo do Songo, rainha de Songo, representantes de instituições financeiras (BCI), Delegados do INSS e Instituto Nacional de Investigação Pesqueira testemunharam, no dia 06 de Abril de 2023, no Centro Cultural da HCB, a Cerimónia de Abertura Oficial do Ano Académico 2023, cujo lema para o presente ano foi “ISPS apostando na Pesquisa e Inovação como mecanismos de promoção do aproveitamento sustentável de Recursos Renováveis para o desenvolvimento Socioeconómico das comunidades locais e do país”.

Outra nota de destaque foi a aula de sapiência proferida pelo Prof. Doutor Ringo Benjamim Victor, Docente Universitário da Universidade Púnguè, extensão de Tete com o tema: “A pesquisa e Inovação nas Instituições de Ensino Superior como subsídio para o Desenvolvimento Sustentável”

Durante a sua intervenção, o presidente da Associação dos Estudantes do ISPS (AEISPS) enalteceu os esforços envidados pela actual Direcção liderada pelo Excelentíssimo Senhor Director Geral, Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira tendo como uma das evidências, a inclusão do Corpo Discente nos órgãos colegiais (onde são decidas importantes decisões para vida da instituição) e em várias comissões de trabalho. Este facto mostra sem sombra de dúvidas a governação democrática do Exmo. Senhor Director Geral. Todavia, o presidente sugeriu que se actualizasse o recém aprovado Regulamento de Bolsas de Estudo, pois segundo seu entender há algumas situações que devem ser acomodadas. Mas agradeceu o facto de algumas sugestões terem sido acomodadas, tal é o caso do pagamento de quotas que é feita no acto da matrícula e que depois o valor é canalizado à AEISPS.
Na sua intervenção, o Excelentíssimo Senhor Director Geral do Politécnico de Songo apresentou a radiografia das actividades desenvolvidas no Ano 2022, com maior destaque para a Área Académica, Financeira, Administrativa, Governação e
Cooperação.
Para a Área Académica, o maior destaque vai para a realização, pelo segundo ano consecutivo dos Exames de Admissão para o Ingresso ao ISPS. Ademais, o ISPS abriu um total de 270 vagas para os cursos de Engenharia Eléctrica, Hidráulica e Termotécnica, sendo 150 vagas para o período Laboral distribuídas por 50 em cada curso e 120 para o período pós-laboral distribuídas por 40 por cada curso. Em termos de matrículas, no ano lectivo de 2022 matricularam-se 791 (setecentos e noventa e um) estudantes em ambos os períodos.

O Director Geral disse, ainda, que com a implementação de 4 novos cursos de graduação, nomeadamente, Engenharia de Construção Mecânica, Engenharia de Construção Civil, Engenharia Electrónica e de Telecomunicações e Engenharia de Energias Renováveis, foram admitidos, no ano 2023, 320 estudantes contra 245 do ano 2022, o que mostra um incremento de 75 estudantes, correspondente a 13.28%. No global, no presente ano foram matriculados 986 estudantes, contra 791 em 2022, um incremento de 195, correspondente à 24,67%.

Quanto à responsabilidade social, em 2022, dos 696 estudantes matriculados no período laboral foram atribuídas 356 bolsas de estudo o que permitiu que os estudantes carenciados dessem continuidade aos seus estudos. Destas bolsas 271 foram atribuídas aos estudantes do sexo masculino correspondente a 76% e 85 para o sexo feminino correspondente a 24%.

Quanto à pesquisa e extensão, o Director Geral disse que o ISPS realizou várias actividades a destacar, Palestras; Seminários de capacitação; Feiras de Ciência, Tecnologia e Inovação, Participação em Conferências nacionais e internacionais, I. a Cerimónia de Abertura Oficial do Ano Académico 2022, IX.º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, Jornadas Científicas – 45 anos da EDM, VIII’ s Jornadas Científicas do ISPT, III. as Jornadas Científicas do ISPS, II. as Jornadas Científicas e Tecnológicas e I. a Feira Provincial de Ciência, Tecnologia e Inovação do SPAS.

No que diz respeito à aula propriamente dita, o Prof. Doutor Ringo Benjamim Victor abordou a Pesquisa nas Instituições Ensino Superior, tendo chamado a atenção de todos os intervenientes do processo de Ensino, de que a base do desenvolvimento deste processo é a investigação. Fez uma abordagem geral do processo de pesquisa, tendo falado da etimologia da palavra pesquisa. Ademais, disse que no Ensino Superior é fundamental que se faça a investigação tendo em conta que tem a ver com a identificação de um problema e consequentemente busca de soluções.

Por sua vez, a Senhora Chefe do Posto, durante a sua intervenção enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Excelentíssimo Senhor Director Geral, Prof. Doutor António Cristo Pinto Madeira com vista ao melhoramento dos serviços prestados pelos funcionários, a todos níveis, desde o Corpo Docente ao Corpo Técnico Administrativo facultando formações a curto, médio e longo prazo (formações de curta duração, licenciatura, mestrado e doutoramento). Dirigindo-se aos recém-admitidos estudantes exortou-os a empenhar-se nos estudos e distanciarem-se de atitudes desviantes. Que o seu foco seja única e exclusivamente os estudos.

O Centro Cultural da HCB, local gentilmente cedido pela HCB para acolher este evento esteve literalmente abarrotada, tal como documentam as imagens.