Aassinatura do Memorando de Entendimento entre o ISPS e a Kenmare

O Instituto Superior Politécnico de Songo (ISPS), representado pelo seu respectivo Director Geral, Professor Doutor António Cristo Pinto Madeira e a Kenmare Moma Processing (Mauritius) Limited, representada pelo Director dos Recursos Humanos, Sr. Caetano Amurane, assinaram um Memorando de Entendimento no dia 06 de Fevereiro de 2023, na Província de Nampula onde se encontra sediada esta empresa.

A parceria firmada entre as duas instituições surge em resposta do interesse de ambas partes onde a primeira (o ISPS) quer que os seus estudantes passem a frequentar as instalações e ter a assistência técnica através de estágios profissionais na Kenmare. Por sua vez, a Kenmare quer diminuir a dependência da mão-de-obra estrangeira de 16% para 3% através da absorsão de melhores estudantes moçambicanos. Para tal, tem firmado parcerias com diversas instituições de ensino, sendo desta vez com o ISPS, na área da Electricidade, onde tem maior déficit de técnicos, segundo fez saber uma delegação que esteve de visita ao ISPS no segundo semestre do ano 2022.

Com a assinatura do Memorando de Entendimento espera-se a viabilização dos estágios profissionais dos estudantes, com maior enfoque os do Curso de Licenciatura em Engenharia Eléctrica, nas diferentes instalações mineiras da Kenmare a partir da colocação de estudantes do ISPS em interacção com os profissionais da Kenmare. Espera-se ainda, a partilha da realização de eventos científicos como seminários de capacitação ou de investigação, palestras, simpósios, jornadas científicas ou outros.

Cinco (5) estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Engenharia Eléctrica do Instituto Superior Politécnico de Songo encontram-se, neste momento, a estagiar na Kenmare e três (3) a trabalharem.

Abaixo segue a reportagem fotográfica do momento da assinatura do Momerando de Entendimento e da visita às instalações da Kenmare.

2021 ISPS – Instituto Superior Politécnico de Songo. Todos direitos reservados.

pt_PTPortuguese