Instituto Superior Politécnico de Songo

Nota de Boas Vindas ao Ano Académico 2020

Prezados membros da comunidade académica do Instituto Superior Politécnico de Songo (ISPS), estudantes, docentes, Corpo Técnico Administrativo (CTA) e público em geral, é com muita alegria que desejamos a todos boas-vindas ao ano académico 2020, fazendo votos para que ao longo do mesmo se materializem as mais elevadas expectativas na esfera profissional e pessoal.

Ao iniciarmos o presente ano lectivo fazemo-lo revigorados com os êxitos alcançados durante o ano de 2019, onde destacamos:

  • A criação e funcionamento de três (3) órgãos colegiais e a criação de documentos normativos e de gestão, nomeadamente: o Regulamento Geral Interno; Regulamento Académico; Regulamento da Carreira Docente e o Regulamento Geral do Lar de Estudantes.
  • A realização de actos administrativos que culminou com o enquadramento de todos os docentes e CTA nas respectivas carreiras profissionais e a promoção e progressão dos que tinham esse direito.
  • A criação do Gabinete de Controle e Qualidade e com ele a organização dos documentos orientadores do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico- profissional (MCTESTP) para a acreditação dos cursos e monitoramento da qualidade de Ensino.

Para o presente ano, a aposta é consolidar as conquistas do passado, ampliar o leque de intervenções para outras áreas e buscar excelência em tudo o que tem o selo ISPS. Entre tantas outras actividades as nossas acções estarão focalizadas em:

  • Desenhar e lançar o Plano Estratégico do ISPS (2020-2028) com o apoio de algumas instituições parceiras com experiência nesta matéria.
  • Realizar a segunda cerimónia de graduação, depois da primeira ter sido realizada em Outubro em 2014.
  • Realizar a auto-avaliação dos cursos ministrados no ISPS e submete-los à avaliação externa para a sua acreditação.

O Sucesso destas acções e de outras que corporizam o plano de acção do ISPS dependem do envolvimento de cada estudante, cada docente e cada membro do CTA, por isso apelamos à participação activa de cada um no seu sector.

A ocupação do Campus de Catondo traria uma mais-valia e visibilidade para as nossas actividades, que decorrem em condições pouco dignas nas actuais instalações. Depois de uma avaliação técnica do estado das obras pela HCB, estão em curso actividades para a remoção dos obstáculos que impedem a ocupação daquelas infraestruturas, que passa necessariamente pela disponibilização de recursos financeiros para a sua conclusão.

Por tudo o que fizemos e almejamos para o bem do ISPS, bem-haja 2020 e que seja um ano memorável na vida da instituição.

 Songo, 30 de Janeiro de 2020

O Director Geral

Dr. António Cristo Pinto Madeira

CONTACTOS

  • Tete-Cahora Bassa-Vila de Songo Av. Agostinho Neto, Recinto da Escola Secundária de Songo, Bairro Julius Nyerere
  • Telefone: +258 252-82336
  • Fax: +258 252-82337/8
  • Email da secretaria: secretariado@ispsongo.ac.mz
  • Página Web: www.ispsongo.ac.mz

2019 ISPS – Instituto Superior Politécnico de Songo. Todos direitos reservados