Instituto Superior Politécnico de Songo

Acreditação dos Cursos Ministrados no ISPS

Desde a sua criação em 2008 e o início de actividades lectivas em 2009, o Instituto Superior politécnico de Songo (ISPS) lecciona três (3) cursos: Engenharia Eléctrica, Engenharia Hidráulica e Engenharia Termotécnica.

Por força da entrada em vigor da lei do ensino superior em 2010 e de alguns órgãos reguladores em 2014, como o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ) e do Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos (SNATCA), os planos curriculares dos cursos leccionados no ISPS deviam ser ajustados para se conformarem às exigências destes e de outros órgãos e documentos normativos.

Para liderar o processo da revisão curricular dos cursos ministrados no ISPS, e submetê-los pela primeira vez ao processo de acreditação, foi criada em Maio de 2019, a Comissão de Auto-avaliação. E em Outubro do mesmo ano foi criado o Gabinete de Controle Técnico e de Qualidade, que se subordina directamente ao Gabinete do Director Geral do ISPS.

O resultado prático do trabalho deste órgão, replicado ao nível de cada curso e funcionando de acordo com as instruções do CNAQ, foi ter os cursos reestruturados em termos de duração (de 4,5 para 4 anos) e, pela primeira vez, a inclusão de créditos académicos nas disciplinas.

Concomitantemente, foram usados os 9 indicadores do CNAQ para a auto-avaliação dos cursos. Em Julho de 2019, o resultado global obtido foi de 40%, um resultado muito aquém do desejável para solicitar uma avaliação externa. Depois de uma série de actividades de formação dos membros da comissão e dos docentes ao nível dos cursos e com um melhor conhecimento e organização interna, em Agosto de 2020 fez-se a segunda auto-avaliação, tendo-se obtido o resultado global de 70%. Nesta base, sentindo que já estão criados os pressupostos submeteu-se em Setembro deste ano ao CNAQ o resultado da auto-avaliação e solicitar uma avaliação externa deste órgão para a posterior acreditação dos cursos ministrados no ISPS.

Apesar da firmeza dos passos dados, cujos ganhos na maioria dos indicadores são irreversíveis, sentimos que em três (3) indicadores, nomeadamente: infra-estruturas, internacionalização e pesquisa e extensão deve-se avançar muito para obtermos uma classificação global acima dos 85% e deste modo obtermos uma acreditação sem reservas, por um período de 3 anos.

Outrossim, usando a mesma filosofia do ISPS de oferecer cursos baseando-se no perfil ocupacional e não profissional, foi concluído o desenho de planos curriculares de três (3) novos cursos propostos para 2021. Estes cursos já foram aprovados pelo Conselho de Representantes e vão ser submetidos ao CNAQ, ainda este mês de Outubro, para a pré-acreditação ainda este ano.

Depois de informados sobre o processo de auto-avaliação, o desafio que se coloca a todos os membros das comissões ao nível dos cursos é a organização de evidências para a avaliação externa e, por outro lado, estas actividades devem passar a fazer parte de rotinas de trabalho na instituição e avançar-se para a excelência e a criação de um benchmark.

CONTACTOS

  • Tete-Cahora Bassa-Vila de Songo Av. Agostinho Neto, Recinto da Escola Secundária de Songo, Bairro Julius Nyerere
  • Telefone: +258 252-82336
  • Fax: +258 252-82337/8
  • Email da secretaria: secretariado@ispsongo.ac.mz
  • Página Web: www.ispsongo.ac.mz

2019 ISPS – Instituto Superior Politécnico de Songo. Todos direitos reservados